sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Coca Zero, McDonald's e uma garfada de agrotóxicos!

Após muitas pesquisas...
Bom, a polêmica gerada em relação aos aditivos nos refrigerantes considerados "zero" e diet deu o que falar!
O ciclamato é usado como adoçante artificial não calórico em diversos alimentos e bebidas, sendo 30 vezes mais doce que a sacarose sem o sabor amargo da sacarina, além disso,  é mais estável que o aspartame e a sacarina, podendo por isso ser levado a altas e a baixas temperaturas.
Os ciclamatos, de sódio e cálcio, foram banidos nos EUA em 1970, depois que estudos sugeriram que causavam câncer em animais de laboratório. Estudos subsequentes, porém, não confirmaram esses achados, mas o FDA (“Food and Drug Administration”) não cancelou o banimento.
Esta ainda é uma questão bem controversa. Por um lado, a FDA proíbe o produto há 40 anos, baseado em pesquisas que apontavam que a substância seria cancerígena. Já a Organização Mundial de Saúde, através de um comitê de especialistas em aditivos alimentares (JECFA), considera que o produto pode ser consumido, mas estabelece quantidades máximas de ingestão diária.
Aqui no Brasil o uso de ciclamato é permitido dentro das recomendações, desta forma não somente a Coca, mas outros fabricantes de produtos dietéticos podem utilizá-lo.
Outra polêmica que surgiu nas últimas semanas foi em relação ao McDonald’s e o uso de hidróxido de amônio para converter as sobras de carne gordurosa em recheio para os lanches, barateando o custo dos mesmos. O chef Jamie Oliver fez a denúncia em seu programa de TV e a rede do McDonald’s informou que irá alterar a receita, mas não devido ao chef.
Estes acontecimentos não são novidade! O que ocorre é que por conta das redes sociais e da facilidade em comunicação as notícias chegam e logo são disseminadas. Ok, um ponto bem positivo! O que precisamos esclarecer aqui é que há anos a indústria se utiliza de técnicas que deixem seus produtos, ou melhor, o seu custo de produção mais barato, gerando maior lucratividade.
É assim com a indústria de alimentos, com a indústria farmacêutica, com a construção civil, com a política e os exemplos são tantos que poderíamos ficar a manhã inteira neste assunto.
Quando algo incomodar, quando uma notícia for divulgada nos meios de comunicação vá atrás, pesquise, forme sua opinião sobre o assunto! E sim... divulgue!
O fato de a Coca utilizar o ciclamato que é proibido pelo FDA, mas não pela OMS até me incomoda, porém, questões como a quantidade de açúcar no refrigerante, o uso indiscriminado de agrotóxicos, o desvio de verbas, o desperdício de alimentos, o consumismo e o uso de mão-de-obra escrava me preocupam muito mais!
Continuemos divulgando as barbaridades que ocorrem por aí, mas deixo aqui um questionamento: De que forma você contribui para o crescimento destes negócios?
E como nutricionista, não poderia deixar de colocar a famosa frase: “Você é o que você come” - CUIDADO!

Um comentário: