quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Corante Artificial, é um mal necessário?

Vale muito a pena ler e principalmente refletir!
O fator econômico é o único que leva ao uso desses corantes, é preciso tornar essas coisas (pois alguns nem podemos considerar alimentos) atrativas para um público que irá consumir sem discernimento algum, impactando em fatores ambientais sérios (uma vez consumidores somos co-responsáveis, certo?), impactando na saúde pública (percebem como estamos cada vez mais doentes, mais alérgicos, mais viciados?) e numa economia estúpida que nos faz adoecer cada dia mais.

Parabéns Patt!

quinta-feira, 31 de outubro de 2013 
Fonte: http://cienciadosabor.blogspot.com.br/2013/10/corante-artificial-esta-entre-nos.html

Proporcionar uma aparência 'saudável' e prolongar vida útil dos alimentos é tão antiga quanto a história da humanidade. Atualmente, é raro encontrar algum alimento industrializado que não tenha aditivo químico, seja conservante, corante ou aromatizante. 
E os corantes alimentícios? Conferem cores mais atrativas aos alimentos?É realmente necessário? Qual a medida? O que faz mal à saúde?

Corantes Artificiais
São uma classe de aditivos sem funcionalidade nutritiva.Apesar de autorizados, alguns podem causar alergias e a longo prazo outros problemas de saúde.Muitos são sintetizados  por meio de derivados do petróleo, ou por meio do alcatrão de carvão. Eles conferem ou intensificam a cor natural dos alimentos, para melhorar sua aparência e aceitação. Já  os corantes naturais são extraídos de matérias-primas como frutos ou vegetais[mais saudáveis] como é o caso do beta-caroteno (uma forma de vitamina A) e dos corantes de beterraba e clorofila. 
Alguns exemplos de naturais: 
Vermelho
Corante Urucum(Bixa orellana) - usado como colorífico ou colorau, muito usado em queijos, salsichas, balas e confeitos, sorvete, manteiga, biscoito e recheio de biscoito.
 Roxo
 Corante que tem como base antocianinas presentes na uva, framboesa, amora, cenoura roxa e repolho roxo. Dependendo da fonte, podem dar pigmentação do vermelho ao azul.
Muito usado em bebidas, preparados de frutas, balas e confeitos, sorvetes e molhos.
 Amarelo
Corante cúrcuma, retirado da raiz da Curcuma longa - tipicamente usado em produtos lácteos, balas e confeitos, sorvetes e panificação.
Verde - Clorofila(todas as plantas)alfafa, espinafre e plantas verdes.
Comumente usado em produtos lácteos, massas, balas e confeitos.

Ainda no grupo dos 'corantes naturais', temos dois tipos que não acrescentam saúde e ainda pioram o meio ambiente, são eles:
O corante caramelo obtido através da caramelização do AÇÚCAR[se for orgânico- mil vezes melhor] pura e simples não oferece muito perigo. Já o corante caramelo obtido através da reação entre açúcares + amônia/sulfitos podem gerar subprodutos como o 2-methylimidazole e 4-methylimidazole, que são cancerígenos FDA.
Como saber se é corante natural ou processado?
Prestar atenção na embalagem: “corante natural caramelo” ou “corante caramelo”. Os corantes caramelo III e IV (existem 4 tipos) são os mais nocivos, e levam o nome de “corante Caramelo IV” (ou “INS 150d”) e “corante Caramelo III” (ou “INS 150d”).

Corante Carmim ou Cochonilha obtido do inseto Dactylopius coccus, toneladas desses insetos são esmagados para que o nosso iogurte tenha mais cor.
Encontramos variações do rosa claro  ao vermelho, encontrado em Alimentos (iogurtes, doces) e cosméticos (batons e blushes, qualquer produto que tenha cor rosada).
Se não faz mal por que devo evitar? Na agricultura a cochonilha é uma praga, por outro lado é um dos pratos PREFERIDOS da Joaninha, predadoras naturais que alimentam-se de afídeos, moscas da fruta, pulgões, piolhos da folha e outros tipos de insetos, a maioria deles nocivos para as plantas. Uma vez que a maioria das suas presas causa estragos às colheitas e plantações, as joaninhas são consideradas benéficas pelos agricultores. Apesar da grande utilidade, estes insetos sofrem ameaça dos agrotóxicos utilizados pelos agricultores em suas plantações, embora a maioria das espécies não seja considerada como ameaçadas. Por isso, seria interessante que o prato principal dela estivesse no menu, ou não?
Saiba Mais em:Agricultura



Fazem mal?
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estudos toxicológicos mostram que corantes e conservantes não fazem mal à saúde se usados nos limites definidos pela legislação – a Anvisa está lançando um programa para monitorar de perto o uso dessas substâncias. Porém uma corrente de especialistas, no Brasil e no exterior, acredita que os conservantes fazem mal à saúde, sim, independentemente da quantidade. “Os avanços da ciência têm, cada vez mais, revelado que nenhum conservante é seguro. A longo prazo, o consumo aumenta o risco de câncer e hiperatividade. Já os corantes são responsáveis por quadros alérgicos e contaminação por metais pesados”, diz o farmacêutico Maurício Pupo, da Universidade Camilo Castelo Branco, de São Paulo. Segundo ele, o problema dessas substâncias é que não se pode prever seu efeito no organismo a longo prazo. “Há três anos, pesquisadores da Universidade de Southampton, na Inglaterra, descobriram que o benzoato, um conservante largamente usado em bolachas, sorvetes e salgadinhos, acentuava os sintomas de hiperatividade em crianças”, diz o especialista. E acrescenta: os parabenos, presentes na maioria dos cosméticos, estão associados ao aumento do câncer de mama, e o formol, também usado em cosméticos, lesiona e destrói o DNA das células.

Hiperatividade?
De acordo com a Food Standards Agency britânica, a mistura entre certos corantes artificiais e o conservante benzoato de sódio pode estar relacionado a comportamento hiperativo em crianças.
Lembram do filme - Creche do Papai? Cena em que Eddie Murphy propõe uma 'dieta diferenciada'para seus alunos ?  Parece que a combinação de açúcar + industrializados + corantes, gerou tanta atividade no pequeninos que vimos crianças penduradas no  lustre.
Quando ingerimos açúcar em excesso, seja através dos cereais ou frutas, ou diretamente através do açúcar refinado, balas e doces; o pâncreas, glândula responsável pela produção da insulina, fica sobrecarregado, já que a insulina é um hormônio que transforma o açúcar (sacarose) em glicose. A glicose em excesso, essa energia não consumida, vira gordura e se acumula no organismo, causando doenças cardio-vasculares, obesidade, diabetes e hipertensão arterial, dentre outras. Para o corpo humano processá-lo, o organismo gasta muito mais energia e mesmo assim não o consegue completamente. O açúcar pode provocar um aumento rápido da adrenalina, da hiperatividade, da ansiedade, da dificuldade de concentração e gerar irritabilidade em nossas crianças.
 
Corantes artificiais mais utilizados

Tartrazina
Amarelo-limão, encontramos em alguns medicamentos(como alguns antigripais), salgadinhos(aqueles que usamos para comer chilli), bebidas (alguns isotônicos/ sachê em pó), gelatinas e cosméticos (shampoos, hidratantes, produtos de coloração aparentemente “artificial”), naqueles chocolates coloridos , cereais matinais, etc. O corante tartrazina é fortemente relacionado ao surgimento de alergias, resultando em urticária e/ou asma.
Maiores informações clique aqui Allergies


Amarelo Crepúsculo
Geralmente, apresentado na cor  Laranja, encontrado em doces, salgadinhos, refrigerantes sabor laranja, algumas geleias, salgadinhos, remédios e cosméticos.
Segundo, o jornal britânico Daily Mail , a produção do amarelo crepúsculo pode gerar o subproduto Sudan 1, que é cancerígeno. Além disso, o corante estaria ligado a reações alérgicas e hiperatividade em crianças. Foi proibido na Noruega e Finlândia.

Azul Blue
 Apresentado em tons de azul. Pode ser misturado a outros corantes para gerar cores secundárias, como o verde. Encontramos em cremes dentais, doces (principalmente aqueles que pintam a língua), bebidas como o licor , maquiagens, remédios, etc.  Alguns pesquisadores descobriram que esse corante pode chegar à corrente sanguínea através da pele, língua e do aparelho digestivo. A descoberta seria ruim porque estudos apontam que o Azul Brilhante pode inibir a respiração celular essencial para a vida. Além disso, o corante é relacionado a alergias e asma.
Maiores informações clique aqui FOX NEWS
Verificar valores nutricionais, validade, procedência é no mínimo necessário [sempre tive essa mania] me chamam de chata, de MONK, Doutora Bactéria...Não ligo,rs.
De toda forma, não fará mal ficar atento também nessas siglas:
“FD&C”(food drug cosmetic), “D&C”(drugs cosmetic) e/ou “Lake”
FDA é a sigla de Food and Drug Administration, que significa Administração de Comidas e Remédios, em português. FDA é um órgão do governo dos Estados Unidos, criado em 1862, com a função de controlar os alimentos e medicamentos, através de diversos testes e pesquisas. Semelhante a nossa ANVISA; são órgãos de fiscalização, controle e liberação de laudos certificações. Tive a honra de prestar serviços para Instituto Adolfo Lutz - SP 2002 - 2004 e nesses 3 anos que dediquei meus conhecimentos como bióloga, vimos de tudo: fraudes em alimentos, sujidades e qualidade.
Aos poucos publicarei um pouco sobre nossas pesquisas e dicas para um consumo mais saudável.
O objetivo do FDA é ter o controle dos alimentos e medicamentos, que podem ser de humanos e animais, suplementos alimentares, cosméticos, equipamentos médicos e materiais biológicos. Cada novo produto, antes de ser lançado, tem que ser testado e aprovado pelo órgão, senão não tem sua comercialização liberada, e caso a empresa insista, pode ser autuada e, inclusive ter de pagar uma multa.A FDA controla todos os novos e antigos produtos. Por exemplo, já viram a sigla “C.I” (exemplo: C.I. 16035), provavelmente alguma substância que o fabricante prefere que não identifiquemos com facilidade, estranho não é?
Bom, segundo Fernando Giannini engenheiro químico especialista em corantes da Mix Indústrias de Produtos Alimentícios, SBC(SP) "corantes são substâncias que alteram ou intensificam as cores dos alimentos para melhorar seu aspecto e sua aceitação junto ao consumidor. Um refrigerante sabor laranja sem o corante ficaria com a aparência de água com gás, dificultando sua aceitação, pois primeiro 'comemos com os olhos'. Giannini lembrou que muitos estudos contestam as pesquisas que sugerem que os corantes artificiais causem problemas. "Há mais de 30 anos que existe essa polêmica. Os interesses econômicos também são grandes, pois os corantes naturais são bem mais caros e o FDA (agência que regulamenta os alimentos e remédios nos Estados Unidos) descartou essa proibição no dia 31 de março. O órgão foi categórico em afirmar que não há relação entre os corantes artificiais, déficit de atenção e hiperatividade, negando até mesmo o pedido de colocar alertas nas embalagens de alimentos que contêm estes aditivos. Para evitar conflitos, algumas indústrias norte-americanas têm produzido alimentos com e sem o uso dos corantes, mas as opções naturais não são mais baratas, tão brilhantes ou coloridas, tão estáveis e saudáveis quanto a versão industrializada. O corante natural que gera a cor carmim e as tonalidades vermelhas vem de um inseto chamado cochonilha, que dá em uma espécie de cacto peruano. Os insetos são esmagados e o corante é extraído com amônia. Alguns casos de choque anafilático já foram relacionados a seu uso, mas, para variar, os testes não foram conclusivos", destacou o engenheiro.
"Gostaria de lembrar que os maiores venenos existentes não são artificiais, mas sim naturais."   Ãh, sério isso? "Assim, o rótulo de 'natural' não quer dizer algo inofensivo, nem o 'artificial' quer dizer perigoso. É preciso bom-senso, pois vários estudos feitos ao longo dos anos para tentar apontar que os corantes artificiais são os causadores de diversos males à saúde não foram comprovados", concluiu o especialista em corantes". SaúdeTerra

Se faz tão mal...por que ainda usam? *Pergunta retórica*