segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O sucesso de um restaurante

Em matéria publicada na Folha.com e no blog do Josimar Melo, há uma discussão em relação a grande demanda de “empresários” no ramo de restaurantes, e como os mesmos não conseguem manter-se, fechando suas portas no 2° ano de funcionamento.
Isso ocorre porque a maioria dos empreendedores não pensa na famosa GESTÃO e no PLANEJAMENTO antes de abrir seu negócio. O fato de que todas as pessoas precisam comer e de que a alimentação é um segmento que atrai, não são fatores determinantes no sucesso de um restaurante. Nem sempre o glamour gera lucro.
Existe muito mais trabalho por trás das panelas e de um cozinheiro bem prendado! Em primeiro lugar, deve-se formular um plano bem estruturado, com objetivos e metas atingíveis. Depois, algumas questões devem ser respondidas: Qual público alvo? Que tipo de cardápio será servido? O cardápio é compatível com os fornecedores e localização do estabelecimento? Há mão-de-obra capacitada para a atividade? Quantas pessoas deverão ser contratadas? Há conhecimento das normas sanitárias, trabalhistas, ambientais e relacionadas à segurança? Quanto investir? Qual prazo para retorno do investimento? Como realizar controle de custos?
Cansou? Estas são algumas questões básicas quando se quer abrir qualquer negócio. Dentro de restaurantes, na maioria das vezes não existem departamentos como o de compras, RH, financeiro e por aí vai... O proprietário incumbe-se de cuidar de todos os processos do negócio, sendo ele a junção de todos os “departamentos”.
Além de todos estes processos, etapas e estresses, o atendimento ao cliente é de extrema importância, decisivo na escolha do seu restaurante ou o do concorrente. Não se atende somente clientes felizes e sorridentes, deve-se ter muito jogo de cintura e flexibilidade.
É preciso ter paixão pelo ramo, mas para obter sucesso e se manter no mercado, o segredo é ter também planejamento e visão de negócio!
Consultas:

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Comedians

Olá pessoal,

Agora no final da tarde fui com minhas amigas ao Comedians, uma casa de comédia no estilo comedy club americano, fica ali na Rua Augusta, 1129. Achei muito legal e pra fechar a apresentação estava lá no palco o Danilo Gentili, engraçadíssimo, além da ótima apresentação do Bruno Motta.
Tomei uma caipirinha de sakê com frutas vermelhas, estava gostosa, mas tinha mais gelo do que bebida, então foram logo duas! Para comer pedimos nachos com chilli e cheddar, muito bom... mas a fome insistia e pedimos Chicken Fingers, uma bela pedida... filezinho de frango empanado com um molho bem gostoso! Ótimo domingo!!!
Segue link para quem quiser visitar o local: http://www.comedians.com.br/default.aspx


 Chicken Fingers












Imagem ilustrativa