domingo, 10 de julho de 2011

O chef da desilusão

Em matéria publicada no dia 08 de julho, o site Nutrinews comenta sobre a moda das escolas de gastronomia e o número de aspirantes a chef que desistem da carreira logo no início. Quem melhor para comentar esta matéria do que alguém com experiência na área?


Laura: Naty, pode comentar sobre a matéria?

Naty: Posso dizer por infinitas experiências que a gastronomia para quem está começando é bem sacrificante, aquela piada que lugar de mulher é ´´pilotar fogão´´ não faz jus a relidade das cozinhas.O trabalho na linha de produção de restaurantes ou cozinhas industriais é desgastante e para subir de cargo são muitos anos a fio, às vezes por puro preconceito de que para ter experiência em cozinha é necessário se enterrar em uma. Podemos constatar esteriótipos de cozinheiros velhos e mal humorados,que realizam a produção de olhos fechados, tem dificuldades m aceitar novas técnicas e novos profissionais qualificados no mercado. Diante disso, após a faculdade, quando o ex-aluno entra no mercado como profissional, se depara diante dessa realidade que dura anos e mesmo assim não se chega ao cargo almejado.
Na minha turma de 30 formandos, ficaram na área somente três,os motivos são variados, porém a maioria desistiu e foi fazer outra faculdade devido aos baixos salários da árdua hierarquia da cozinha.
Eu sou uma sobrevivente, mas fui para o lado patissiere, bolos artísticos e docência, onde o mercado não é tão sacrificante. Uma dica que dou é sempre amar demais essa profissão que é alquimia; trabalhar e estagiar em variados lugares, desta forma,  pode-se adequar a rotina que o profissional achar menos estressante, promissora e satisfátoria, senão é estacionar algum ramo da gastronomia, é como dar murros em ponta de faca..

Nathalia Iwassaki 
Mini Currículo

"Fiz técnico em gastronomia e superior de gastronomia. Comecei pós graduação em especialização em docência e alta confeitaria,mas acabei largando por motivos financeiros. Fiz cursos de especialização em bolos artistiscos,como pasta americana e bicos de confeitar. Fiz vários estágios em docerias (patissiere) que sempre foi minha paixão .Trabalhei por um longo periodo no Sesc Vila Mariana, lá eu realizava diversas funções e consegui chegar a hierarquia de sub chef, realizando a linha de produção de resturante comercial e da lanchonete. Atualmente estou trabalhando como autonoma cake designer (designer de bolos),desenvolvendo bolos artisticos sob encomendas e faço free lancer em buffets".

Nenhum comentário:

Postar um comentário