segunda-feira, 18 de abril de 2011

Arroz doce ao curry com geléia de jabuticaba

Olá pessoal,


Semana passada estava no restaurante e uma das preparações do cardápio executivo era Arroz doce com leite de coco e morangos. O chefe da confeitaria Marcelo Tertulino fez uma variação do arroz doce adicionando curry e calda de morangos, ficou muito bom e bem picante. Hoje resolvi fazer outra variação, coloquei menos curry e adicionei uma geléia de jabuticaba que a vovó fez.

Fotos: Laura Alonso

Segue receita:

Arroz doce ao curry com geléia de jabuticaba

Ingredientes:


Modo de preparo:1. Lave o arroz e deixe escorrer numa peneira ou escorredor.

2. Coloque numa panela o leite, a água, o arroz, o açúcar, o sal, a canela e o cravo. Leve ao fogo alto e mexa muito bem.

3. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e conte 15 minutos, mexendo de vez em quando, para cozinhar o arroz. Após os 15 minutos, acrescente o leite condensado e o curry a gosto, mexendo sempre, e conte 5 minutos.

4. Retire do fogo e coloque numa travessa para esfriar.


Geléia de Jabuticaba

Ingredientes:

quanto baste de jabuticaba
quanto baste de açúcar cristal
1 litro(s) de água

Modo de Preparo
<> 
Lave bem as jabuticabas. Coloque-as numa bacia e amasse bem com as mãos ou com um pilão. Leve ao fogo numa panela grande, com um pouco de água. Deixe que cozinhem até que estejam macias. Passe numa peneira, como se faz com as papinhas para obter um purê das jabuticabas.
Descarte os caroços e partes mais duras que não consiga fazer passar pela peneira.
Meça a quantidade de massa por xícaras ou copos. Volte a massa assim obtida à panela, junte açúcar cristal (uma medida igual à massa - por exemplo: se obteve duas xícaras de purê de jabuticaba, junte duas xícaras de açúcar). Leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar.

Após esfriar o arroz doce, adicione a geléia de jabuticaba e decore com folhas de hortelã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário